quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Blue Suede Shoes - Elvis Presley

Anos 50: podemos catalogar esta década como aquela em que aparece a chamada "música moderna". E o expoente máximo deste nascimento de uma nova forma de fazer música dá pelo nome de Elvis Presley, até hoje considerado por muitos como o melhor artista de sempre, só podendo rivalizar talvez com Michael Jackson ou, para as gerações mais antigas, Frank Sinatra. Um dos primeiros sucessos de Elvis foi uma música escrita e gravada originalmente por Carl Perkins em 1955 e que foi re-gravada por Elvis em 1956 no seu LP Elvis Presley. Outros grandes sucessos se seguiriam, já nos anos 60.

domingo, 23 de agosto de 2009

E Depois do Adeus - Paulo de Carvalho

Recuamos até aos anos 70. O movimento hippie espalhava-se por todo o mundo, mas em Portugal outras tendências dominavam. O marcelismo estava nos seus finais. Faltava apenas a bomba explodir. E no dia 25 de Abril de 1974 explodiu mesmo. A música que serviu de senha à revolução havia ganho o Festival RTP da Canção pouco tempo antes. Era ela E Depois do Adeus e o seu intérprete um jovem de 26 anos que começava a despontar no panorama musical português. Paulo de Carvalho imortalizou uma música que ficou para a eternidade.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fácil de Entender - The Gift

Chegamos a 2006. Os The Gift haviam nascido em 1994 e todo o seu reportório de 12 anos de carreira era em inglês. Até ao dia em que deram a conhecer o single Fácil de Entender, que rapidamente cativou o público. O álbum com o mesmo nome ganha o Globo de Ouro em 2007 e torna os The Gift, que até aí eram vistos como uma banda alternativa e que apenas cantava em inglês, numa referência da música nacional e confirmavam Sónia Tavares como uma das melhores vozes de Portugal.

sábado, 15 de agosto de 2009

Barbara Ann - Beach Boys

Damos agora um salto a um passado mais longínquo: vamos até aos anos 60. Numa altura em que os Beatles eram a banda mais reconhecida a nível mundial e os grandes precursores do ye ye pelo mundo, outros rapazes apareciam a destacar-se numa onda mais surf. Eram os Beach Boys. Apesar de ainda hoje se pensar em Surfin' USA como o seu maior sucesso, outra música houve que esteve no topo dos tops mundiais em 1965, mesmo antes do lançamento do álbum Pet Sounds, apontado como o seu melhor de sempre. Esta música era um cover de uma outra originalmente escrita por Fred Fassert e interpretada pelos The Regents em 1961, mas foi através dos Beach Boys que ganhou reconhecimento a nível mundial. Barbara Ann é um dos maiores sucessos dos anos 60.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Barbie Girl - Aqua

Passamos dos inícios dos anos 80 para a 2ª metade da década de 90, mais precisamente o ano de 1997, em que uma desconhecida banda dinamarquesa saltou para a ribalta dos tops mundiais com uma música em que satirizava algumas concepções de vida da altura. Até hoje é conhecida por todos e é o maior sucesso dos Aqua, que nunca mais conseguiram atingir o patamar alcançado nesse ano com o álbum Aquarium.

domingo, 9 de agosto de 2009

Um grande, grande amor - José Cid

Começo a actividade neste blog com a música que até há pouco tempo (1997) era a que melhor prestação tinha efectuado no Festival da Eurovisão. José Cid é o artista que todos conhecemos e em 1980 venceu o Festival RTP da Canção com uma música que surpreendeu tudo e todos pela sua irreverência e excelente sonoridade. Rezam as crónicas que pelos corredores/bastidores da Eurovisão todos os concorrentes apontavam-no como o melhor intérprete desse festival e como o grande vencedor. Estranhamente, acabou por ficar apenas em 7º classificado, o que representava, ainda assim, a melhor classificação de sempre de Portugal nesse certame. Como sempre, os interesses políticos sobrepuseram-se à qualidade musical na Eurovisão. Já estamos habituados. Mas para a história ficou esta grande música. Resta-nos desfrutar.



PS: Links para artigos e entrevistas muito curiosas com José Cid:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Cid

http://jnverao.blogs.sapo.pt/13757.html

http://maismusicanova.com/category/bandas-nacionais/jose-cid/

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Introdução

Este blog vai tratar de música. Apenas e só música. Músicas de ontem e de hoje. Vamos recordar sucessos de sempre e outros talvez não, mas que afinal ficaram para a história de Portugal e do mundo. Os melhores cantores, os melhores temas dos melhores álbuns.

E, sem mais demoras... venha a música!