quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cartas de Amor - Tony de Matos

Talvez o primeiro grande cantor português conhecido, Tony de Matos cresceu numa casa de artistas (mãe e padrasto), o que o direccionou desde logo para o que se seguiria. Ainda jovem, já dava nas vistas nas casas de fado, até que em 1950 vê o seu primeiro álbum editado: Cartas de Amor, que se torna um grande êxito, e o tema homónimo é o seu primeiro grande sucesso. Muitos outros se seguiriam numa carreira de quase 60 anos.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Where is the love - Black Eyed Peas

Elephunk marcou a entrada em cena dos Black Eyed Peas no panorama musical mundial. Na verdade, este foi o seu terceiro álbum, que, no entanto, atingiu muito mais sucesso que os dois anteriores, vocacionados mais para o hip hop norte-americano. Elephunk foi lançado em 2003 e marcou o início de uma nova era para os BEP e, porque não dizê-lo, para toda a música pop/hip hop/electrónica à escala mundial, dando um novo colorido aos videoclips e às apresentações live. Este single, e também o álbum, foi o primeiro com a nova vocalista, Fergie, que substituiu a anterior, Kim Hill, o que pode ter contribuído para o crescimento do grupo. O primeiro single do álbum é um tema pacifista, em que o grupo se interroga pelo porquê de muitos problemas existentes no mundo, e conta com a participação de Justin Timberlake.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nascer outra vez - Ritual Tejo

Em 1996 uma das bandas com maior sucesso dos anos 90 em Portugal lançava o segundo álbum, intitulado Histórias de Amor e Mar. Os Ritual Tejo tinham nascido em 1987 com o nome de Easy Gents, mudando um ano depois para o nome definitivo. O seu primeiro álbum, Perto de Deus, foi considerado o melhor do ano de 1992, contendo versões de Foram Cardos, Foram Prosas, de Manuela Moura Guedes, ou Saudade, dos Heróis do Mar. No entanto, a sua melhor música original apareceu no segundo álbum, Histórias de Amor e Mar. Vulgarmente conhecida como 1, 2, 3, marcou o ponto mais alto da carreira dos Ritual Tejo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Billie Jean - Michael Jackson

Os anos 80 marcaram o aparecimento de um novo estilo de música: a pop. Vários artistas e bandas apareceram, explorando um estilo que até então nunca havia sido posto em prática. E a verdade é que a coisa resultou. Um deles foi Michael Jackson, que já tinha iniciado a carreira há alguns anos, inserido no projecto familiar Jackson Five. Michael enveredou depois por uma carreira a solo e em 1982 lançou o álbum que ainda hoje é o mais vendido de sempre: Thriller. Este disco revolucionou o panorama musical, pois muitos dos temas nele inseridos propulsionaram o crescimento dos videoclips como meio mais eficaz de promover a música. Billie Jean foi o single de maior sucesso desse álbum e ajudou a projectar Michael Jackson para o patamar de maior estrela mundial da música pop.