quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

White Christmas - Bing Crosby

Bing Crosby é um nome incontornável da música e do cinema norte-americanos da primeira metade do século XX. Em 1942, o cantor/actor gravou o tema White Christmas, que venceu o Óscar de melhor canção do ano e deu o nome a um filme por ele interpretado em 1954. Desde aí, a voz de Crosby passou a ser associada, por todo o mundo, ao Natal.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Encosta-te a Mim - Jorge Palma

Jorge Palma é um ícone da música em Portugal. Começou a carreira em 1967, no grupo Black Boys, para depois, em 1969, integrar nova banda, o Sindicato. Estreou-se a solo em 1972, para voltar a ter uma experiência em grupo em 1996, nos Rio Grande, e em 2002 nos Cabeças no Ar. Depois de ter granjeado uma popularidade enorme na música portuguesa, com álbuns e singles premiados, está alguns anos afastado da ribalta. Mas em 2007 regressa aos tops nacionais com o lançamento do álbum Voo Nocturno, onde se destaca o single Encosta-te a Mim, que rapidamente se torna num sucesso nacional, estando 40 semanas seguidas como número 1 no top-50 nacional.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Wannabe - Spice Girls

As Spice Girls revolucionaram toda a música que vinha sendo produzida até então. Formadas em 1993, com o nome de Touch, acabaram por mudar em 1995 para o nome que haveria de lhes dar fama. Depois de desentendimentos com os produtores iniciais das suas músicas, ganharam notoriedade ao passar a trabalhar com Simon Fuller, reconhecido detector de talentos musicais (e criador dos formatos Ídolos e Britain's Got Talent). Daí até escreverem o single Wannabe foi um pequeno passo. Este single acabou por ser um sucesso à escala mundial, vendendo 6 milhões de cópias em todo o mundo. Foi depois inserido no álbum Spice, que se tornou no terceiro mais vendido da década de 90. O sucesso prolongar-se-ia por mais 5 anos, conhecendo o declínio a partir de 2001.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Amor - Heróis do Mar

Nos anos 80, várias bandas se destacaram em Portugal, oferecendo temas e ritmos diferentes do que se fazia até então no nosso país. Mas ainda no início, uma se destacou em particular. Os Heróis do Mar formam-se em 1981 e surgem com o intuito de representar Portugal, a sua cultura e a sua história. As letras a glorificar um passado glorioso do país, juntamente com um visual demasiadamente arrojado e por vezes militarista, não foram bem aceites por uma sociedade que ainda vivia com o estigma de Salazar. No entanto, o single Amor, lançado em 1982, muda o rumo da banda e a sua aceitação perante a crítica e o público, chegando mesmo a ser disco de platina. De resto, ainda hoje permanece como uma das músicas portuguesas mais tocadas nas rádios. Foi o primeiro grande sucesso dos Heróis do Mar.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Tourada - Fernando Tordo

Fernando Tordo é um nome incontornável na história da música portuguesa. Habitué dos Festivais da canção durante a década de 70, o cantor que passou pelos Deltons e pelos Sheiks (onde substituiu Carlos Mendes, outro da mesma estirpe) consegue vencer a competição em 1973, com uma música de letra altamente crítica ao regime ditatorial vigente em Portugal nessa altura. Surpreendentemente, a canção não foi sancionada pela censura e acabou por vencer o Festival, representando Portugal na Eurovisão e tornando-se uma bandeira da luta contra o regime fascista em Portugal.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

My Way - Frank Sinatra

Frank Sinatra dominou o panorama musical durante várias décadas. O seu aparecimento constituiu uma verdadeira lufada de ar fresco em relação ao que se fazia antes. Os seus dotes vocais, aperfeiçoados de forma completamente autónoma, que lhe permitiram não só destacar-se como um brilhante cantor como também um excelente actor, fizeram dele um ícone norte-americano e mundial. Numa carreira iniciada ainda nos anos 30, um dos seus maiores sucessos, entretanto já novamente reproduzida por centenas de artistas, apareceu somente em 1969, em álbum homónimo. Uma canção cuja versão original era em francês, mas que foi reescrita por Paul Anka expressamente para a voz de Frank Sinatra. Um hino à música.