sexta-feira, 26 de março de 2010

Still Loving You - Scorpions

Os Scorpions são uma das bandas mais bem sucedidas de sempre na música mundial. Formados em 1965, na Alemanha, foram sofrendo algumas mudanças na composição da banda enquanto conquistavam apoiantes em todo o mundo. O seu 10º álbum, Love At First Sting, foi dos mais vendidos de sempre, e nele constavam alguns dos seus maiores êxitos de sempre, entre os quais Still Loving You, um tema que fugia ao reportório habitual da banda, tendo sido por isso muito criticado pelos acérrimos defensores do velho estilo dos Scorpions. Ainda assim, foi este tema que colocou os Scorpions nas bocas do mundo e fez deles uma banda de topo.

sábado, 20 de março de 2010

Waterloo - ABBA

Os ABBA foram, depois dos Beatles, a banda dominante do mercado musical nos anos 70. A banda nasceu em 1972, com o nome de cada um dos seus integrantes: Bjorn, Benny, Agnetha & Frida. Não colou, pois era muito pouco comercial, até que o seu produtor resolveu, para simplificar, reduzir o nome do grupo às inicias de cada um: A de Agnetha, B de Bjorn, B de Benny e A de Anni-Frid (Frida). Depois de tentarem a sua sorte em 2 festivais da canção na Suécia, onde arrecadaram 2 terceiros lugares, os ABBA conseguiram vencer com uma música que originalmente até se chamava Honey Pie depressa chegou aos tops de Grã-Bretanha e Estados Unidos, espalhando-se depois pelo mundo. O tema fez parte do álbum com o mesmo nome, Waterloo, que foi o 2º da banda, depois de Ring, Ring, lançado ainda quando a banda detinha o nome descrito anteriormente. O álbum Waterloo acabou por ser o primeiro grande sucesso da banda sueca, com o single com o mesmo nome a ser a música que catapultou os ABBA para a carreira fulgurante que viriam a construir.

sábado, 13 de março de 2010

Os Vampiros - Zeca Afonso

Zeca Afonso foi um dos maiores (talvez mesmo o maior) cantor de intervenção do nosso país, tendo lutado sempre contra a ditadura do Estado Novo. Nascido em 1929, grava o seu primeiro disco em 1953, intitulado Fados de Coimbra. A sua veia política só viria ao de cima 10 anos depois, quando edita o seu primeiro tema de cariz marcadamente político: Os Vampiros. Um tema que integrava o álbum Baladas de Coimbra e que é proibido pela censura. Um tema que se viria a tornar numa das maiores bandeiras anti-fascistas e que ainda tem bastante actualidade.

sábado, 6 de março de 2010

Great Balls of Fire - Jerry Lee Lewis

Jerry Lee Lewis foi um dos pioneiros do rock and roll nos Estados Unidos, dando nas vistas ainda antes de Elvis Presley. E foi o mesmo Elvis que "abençoou" um dos maiores êxitos da carreira de Jerry Lee, lançado em 1957. Ao vê-lo cantar e tocar ao piano Great Balls of Fire, Elvis terá dito que, se fosse capaz de tocar piano daquela maneira, deixaria de cantar. Esse terá sido o maior sucesso da carreira de Jerry Lee, tornando-o conhecido em todo o mundo. Em 2004, a Rolling Stone colocou-o em 24º lugar no ranking dos 100 melhores artistas de sempre.