quinta-feira, 27 de maio de 2010

Memórias Esquecidas - Beto

Beto foi um dos cantores mais emblemáticos portugueses a partir dos finais dos anos 90. Ficou célebre a música Brincando com o Fogo, que gravou em dueto com Rita Guerra, com a qual acabaria por fazer o álbum Desencontros, em 2000. Dois anos antes, havia representado Portugal no Festival da OTI na Costa Rica. No entanto, o seu primeiro trabalho a solo saiu para a rua apenas em 2003. Olhar em Frente acabou por se revelar um dos maiores sucessos de vendas em Portugal nesse ano, chegando ao disco de Platina (que hoje lhe daria dupla platina) depois de estar mais de 57 semanas consecutivas no Top. Acabaria por se tornar no disco português mais vendido de 2004 (cerca de 50 mil exemplares). Para estes números contribuiu decisivamente o tema Memórias Esquecidas, a música que ficará para sempre como a mais aclamada da sua carreira a solo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Back for Good - Take That

Nos anos 90, um novo conceito surgiu na música mundial: as boys (e também girls) band. E neste particular, a primeira a aparecer deu pelo nome de Take That. Formados nos arredores de Manchester em finais de 1989, os Take That lançaram o seu primeiro álbum, Take That & Party, em 1992. O maior sucesso da sua carreira, contudo, surgiria apenas no seu terceiro trabalho, Nobody Else. Back for Good chegou a nº 1 dos tops em 31 países e foi também o único tema dos Take That a chegar ao top 10 dos Estados Unidos. Pouco depois, Robbie Williams abandonaria a banda e o grupo separar-se-ia, até se voltar a reunir em 2005 - sem Robbie. A banda voltou a dar espectáculo, com digressões e tournées, e Back for Good voltou a contribuir em larga escala para o regresso em grande.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Penso Em Ti (Eu Sei) - Adelaide Ferreira

Adelaide Ferreira ganhou o reconhecimento de todo o país quando, em 1985, venceu o Festival RTP da Canção. Já era conhecida antes, fruto do single Baby Suicida, lançado em 1981, mas com a balada com que ganhou o Festival mudou a imagem de rockeira e irreverente para uma vertente mais doce e suave. Penso Em Ti (Eu Sei) marcou, por isso, o início de uma nova fase na carreira da cantora, o que os grandes sucessos Dava Tudo e Papel Principal posteriormente vieram a confirmar, consagrando Adelaide Ferreira como uma das melhores vozes femininas de Portugal.