sábado, 24 de julho de 2010

Stan - Eminem

O fenómeno de popularidade em torno de Eminem nasceu em 1999, com o lançamento do álbum The Slim Shady LP, com o qual ganhou um Grammy para o Melhor Álbum Rap. No entanto, foi com o seu terceiro álbum, The Marshall Mathers LP (já havia lançado Infinite em 1996), editado em 2000, que Eminem atingiu o topo do mundo. Este disco (com o qual o rapper também ganhou o Grammy para Melhor Álbum Rap) foi considerado o 7º melhor da década pela Billboard e contribuiu decisivamente para que Eminem tenha sido o artista com mais discos vendidos na década de 2000 - mais de 80 milhões de álbuns. O rapper é 82º no ranking dos 100 melhores artistas de sempre da Rolling Stone, tendo sido nomeado o artista da década pela Billboard. E um dos temas que mais contribuiu para o celebrizar foi Stan, que conta com uma mistura da música Thank You, da cantora Dido. Stan foi considerada pela Rolling Stone a 290º melhor música de sempre e, como muitas outras, baseia-se em vivências do próprio Eminem, transposta de forma mais ou menos ficcional para a música.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Oh Mãe, Aquêle Moçe Batê-me - Íris

Os Íris nasceram no Algarve em Julho de 1979, mas só começaram a aventurar-se na composição de temas originais no início dos anos 90. Em 1994 a principal formação da banda ficou constituída, tendo o primeiro álbum, Vão Dar Banhó Cão, saído em Setembro do ano seguinte. Deste álbum - que vendeu mais de 20 mil cópias, tendo atingido o Disco de Ouro - saiu o maior sucesso de sempre da carreira dos Íris, o tema que lançou a banda para os tops da música portuguesa. Uma versão da música The House Of The Rising Sun, dos The Animals, Oh Mãe, Aquêle Moçe Batê-me revelou ao país o rock com sotaque algarvio e confirmou Domingos Caetano como uma das vozes mais singulares do país.

domingo, 4 de julho de 2010

True Colors - Cindy Lauper

Cindy Lauper é uma das artistas femininas que mais sucesso atingiu na história da música - já vendeu mais de 70 milhões de álbuns ao longo da carreira e foi a primeira mulher a ter 5 singles do mesmo álbum na Billboard. Depois do projecto Blue Angel falhar, Cindy resolveu lançar-se numa carreira a solo, gravando o seu primeiro álbum, She's So Unusual, em 1983. Este trabalho continha dois dos maiores sucessos da sua carreira, Girls Just Want to Have Fun e Time After Time. este álbum valeu-lhe mesmo o Grammy de 1984 para "melhor cantora revelação". No entanto, a sua música mais reproduzida e regravada por outros artistas (com destaque para Phil Collins) seria lançada no seu segundo álbum, intitulado True Colors e editado em 1986. O tema homónimo é, até hoje, o último de Cindy Lauper a chegar a número 1 da Billboard.